Ilha do Corvo recebe Cagarro de Bordallo II
A ilha do Corvo tem agora mais um cagarro (ou cagarra), graças ao artista Bordalo II, que aceitou o nosso desafio para agradecer aos corvinos o empenho em proteger esta e outras aves marinhas. Feito a partir de lixo, como é já marca do artivista, este cagarro é a mais recente obra da série Big Trash Animals, e pretende também sensibilizar para o impacte do lixo marinho nas aves.
De facto, o lixo marinho é uma das maiores ameaças às aves marinhas. Um estudo realizado pela Universidade dos Açores revelou que 93% dos juvenis de cagarro tinham plástico no estômago. Esta representação artística da ave marinha mais abundante do nosso país pretende chamar a atenção para este problema e sensibilizar as pessoas para a necessidade de diminuir o consumo de plástico.
Esta é uma iniciativa da SPEA e da Câmara Municipal do Corvo, co-financiada pela Direção Regional de Turismo e com o apoio da EDA. Esta ação insere-se no projeto OceanLit, no qual trabalhamos com as populações e utilizadores do mar nos Açores e na Madeira para reduzir o lixo marinho através da mudança de atitudes.